O momento do “desacolher” e ver uma criança acolhida voltando para sua família de origem causa tristeza sim para a Família Acolhedora.
Mas as famílias e a equipe do Programa relatam em seus depoimentos que a grandeza do sentimento de missão cumprida e felicidade ao ver a criança encaminhada para uma família que vai cuidá-la com amor, supera grandemente toda tristeza do momento do “desacolher”.
É motivo de alegria saber que a criança está começando uma nova etapa em sua vida, com a certeza de que foi e continuará sendo muito amada pela família acolhedora e agora também pela família que irá recebê-la.

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora como Medida de Proteção configura-se como uma medida de proteção, pertencente aos serviços da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, conforme consta na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Trata-se de um acolhimento dirigido a crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem por medida de proteção e acolhidos em famílias acolhedoras previamente cadastradas.
Em São Gabriel do Oeste o Programa de Acolhimento em Família Acolhedora está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Maiores informações pelo telefone (67) 3295-4177.






