InícioJustiçaPecuarista que matou vizinho em briga por boi se entrega à polícia...

Pecuarista que matou vizinho em briga por boi se entrega à polícia e é liberado 2h após depoimento

O pecuarista e empresário Paulo Afonso de Lima Lange, 66, que matou a tiros o seu vizinho de fazenda, Volnei Kommers Beutinger, 52, médico veterinário e também proprietário rural, se entregou à Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (11), em Dourados, a 251 km de Campo Grande.

Motivado por desavenças anteriores e por briga após um boi de Volnei fugir para a fazenda de Paulo, o crime ocorreu na propriedade do autor, na margem da MS-468, no distrito de Itahum, a quase 80 km do centro de Dourados.

O delegado Lucas Albe Veppo, chefe do SIG (Setor de Investigações Gerais), confirmou que Paulo se entregou acompanhado de advogado.

Depoimento

Para o delegado Lucas Veppo, o fazendeiro alegou legítima defesa em relação ao filho que estava sendo agredido, segundo ele, por Volnei, em uma briga em sua propriedade. Ele ainda relatou que Volnei estava armado com uma faca.

 “A vítima teria sacado uma arma branca, uma faca de sua cintura para atacar seu filho, quando ele teve que usar uma arma de fogo que estava em sua posse para desferir um tiro contra a vítima e fazer cessar a agressão, no entanto, o tiro foi fatal”, disse o delegado.

O fazendeiro foi liberado, já que, segundo o delegado, irá ser apurada a legítima defesa e não houve flagrante.

“Não havia mais a possibilidade de realizar sua prisão em flagrante, mas nós vamos adentrar a investigação para verificar os laudos periciais, o laudo necroscópico da vítima e os depoimentos escolhidos, que são bastante ricos em detalhes.”

O delegado não passou mais detalhes do depoimento que ainda será analisado. O autor saiu da delegacia sem prestar declarações à imprensa.

O crime

Na manhã de ontem, acompanhado de um funcionário, Volnei Beutinger foi até a propriedade de Paulo Lange para procurar um boi que havia escapado de sua área e entrado nas terras do vizinho. Os dois já possuíam desavenças. Paulo também é dono de loja de produtos veterinários na Avenida Joaquim Teixeira Alves, centro de Dourados.

Quando chegou ao local, Volnei e o filho de Paulo entraram em luta corporal. Para defender o filho, o pecuarista se armou com um revólver calibre 38 e atirou a direção do vizinho. Um dos disparos atingiu Volnei no peito e ele morreu no ato.

Paulo Lange teria mandado o funcionário de Volnei levar o corpo do patrão, mas a testemunha se negou. Nesse momento, o pecuarista arrastou a vítima até uma caminhonete, levou o corpo até a fazenda de Volnei e fugiu.

Em depoimento à Polícia Civil, o filho do autor – homem de 37 anos – e o empregado de Volnei confirmaram as informações de que o crime ocorreu durante a briga e que Paulo Lange havia levado o corpo da cena do crime.

Condenado

Em abril de 2013, fiscalização conjunta do MPT (Ministério Público do Trabalho), da Polícia Federal e Ministério do Trabalho e Emprego flagrou um trabalhador submetido a condições semelhantes à escravidão na fazenda de Paulo Lange, mesmo local onde ocorreu o crime.

Quase dez anos depois, em 4 de outubro de 2022, Paulo Lange foi condenado pelo juiz federal Fabio Fischer a quatro anos e quatro meses de reclusão em regime semiaberto por crimes contra a liberdade pessoal (condição análoga à de escravo). Ele também já tinha sido preso por porte ilegal de arma.

 

Matéria: Campo Grande News

Publicidade

Relacionadas

- Publicidade -

Clima/Tempo

São Gabriel do Oeste liderou o volume de chuva acumulada em Mato Grosso do Sul nas últimas 24 horas, com registro de 130,2 milímetros....
Publicidade

Notícias Recentes

Publicidade