InícioCampo GrandePlanurb compõe diretoria da InRede como vice-presidente da Região Centro-Oeste

Planurb compõe diretoria da InRede como vice-presidente da Região Centro-Oeste

A Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) passa a compor a diretoria executiva da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), como vice-presidente – Região Centro-Oeste. A eleição para a escolha da referida diretoria aconteceu durante o encontro dos institutos na cidade de Redenção/PA, realizado nos dias 3 e 4 de agosto, que além da eleição, também tratou de acessibilidade, mobilidade e planejamento urbano.

Para a diretora-adjunta da Planurb, Vera Cristina Galvão Bacchi, que esteve no evento representando Campo Grande, fazer parte da InRede é muito importante para o planejamento urbano da Capital. “Poder participar da InRede é uma forma de aprimorar o planejamento urbano tanto da nossa cidade, quanto do Brasil. Com a InRede fortalecemos o diálogo entre institutos e organizações de planejamento urbano, além de construir caminhos para enfrentar os desafios das cidades e tratar da nova agenda urbana”, pontua.

Sobre a InRede

A Rede Brasileira de Institutos de Planejamento surgiu do anseio de construir uma rede colaborativa entre departamentos de planejamento, com a missão de enfrentar os desafios das cidades e torná-las mais inclusivas e resilientes.

Com o objetivo de fortalecer a cultura do planejamento nos municípios brasileiros e fomentar o diálogo entre Institutos, a InRede promove a troca de conhecimentos, cooperação e intercâmbios entre equipes gestoras e técnicas.

A iniciativa permite o crescimento conjunto, com um olhar integrador, interdisciplinar, com continuidade no planejamento e conectado com as pessoas e com a cidade.

Um dos princípios da InRede é a parceria interfederativa e a colaboração multi-atores, que funcionará assim: está na base da inRede a busca do constante diálogo e sinergia entre os governos federal, estaduais e municipais para o fortalecimento dos institutos existentes e a criação de novos institutos, bem como a colaboração com parceiros de desenvolvimento, de cooperação multilateral, bilateral e Instituições Financeiras, Organizações Não Governamentais, Setor Privado, Academia e Entidades da sociedade civil.

A InRede tem o apoio técnico e estrutural de organismos internacionais como a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Importante ressaltar que o foco do trabalho da GIZ no Brasil são as energias renováveis e a eficiência energética, bem como a proteção e o uso sustentável da floresta tropical. Além disso, temas como desenvolvimento urbano sustentável ou oportunidades de financiamento para investimentos em prol do clima desempenham um papel cada vez mais importante.

Vale destacar também que o ONU-Habitat está presente no Brasil há mais de 20 anos, atuando em projetos relacionados a diversos temas urbanos em cidades de todo o país. O ONU-Habitat participa ativamente das agendas globais, como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estruturada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo responsável principalmente pelo ODS 11, que busca “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

Compõem a diretoria da InRede:

Presidência: IPLANFOR – Fortaleza

Vice-Presidência: IMPLURB – Manaus

Vice-Presidências Regionais:

Sul: IPPLAM – Maringá

Norte: IPPUR – Redenção

Sudeste: IPP – Rio de Janeiro

Centro-Oeste: PLANURB – Campo Grande

Nordeste: INCID – São Luís

Diretoria Administrativa-Financeira: IPLANFOR – Fortaleza

Conselho Fiscal:

Titular: IPPUC – Curitiba

Suplente: IPPUL – Londrina

Titular: IMPUP – Palmas

Suplente: IPPUR – Rondonópolis

Titular: IDURB – Canaã dos Carajás

Suplente: Prefeitura Municipal de Niterói

O próximo encontro da InRede acontece em outubro, na cidade de Londrina-PR.

Publicidade

Relacionadas

- Publicidade -

Clima/Tempo

A previsão do tempo para a última sexta-feira (19) da primavera indica sol e variação de nebulosidade, especialmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste...
Publicidade

Notícias Recentes

Publicidade