Nesta sexta-feira (6), famílias da área rural permanecem isoladas devido aos danos nas estradas vicinais de Rio Negro, município a 140 quilômetros de Campo Grande. A chuva cessou e o tempo firme auxiliará no início dos reparos emergenciais.
Segundo a prefeitura, as equipes continuam em campo realizando vistorias e identificando os prejuízos, especialmente nas pontes da cidade. Com a trégua da chuva, os trabalhos de manutenção e contenção começam a ser executados.
Há danos em pontes e erosões que dificultam o acesso à região da Chácara Santa Maria Pontal. Também foram identificados danos na cabeceira do Rio do Peixe.
O prefeito de Rio Negro, Henrique Ezoe (PSDB), orientou a população a evitar áreas com danos severos, já que muitos trechos estão intransitáveis ou apresentam risco de acidentes.
Situação de emergência
Além de Rio Negro, as prefeituras de Corguinho, Aquidauana e Coxim decretaram situação de emergência após as chuvas acima do normal. O volume elevado provocou aumento severo no nível dos rios, além de alagamentos e enchentes nas regiões banhadas pelos rios Aquidauana e Taboco.
De forma geral, os decretos autorizam a mobilização de todos os órgãos públicos municipais para atuação nas ações de resposta ao desastre, sob coordenação da Defesa Civil. Também permitem a convocação de voluntários e a realização de campanhas para arrecadação de recursos destinados às famílias afetadas.
Nessas regiões, os trabalhos emergenciais já foram iniciados, além da atuação das Secretarias de Assistência Social, que estão mobilizadas para prestar apoio à população atingida.
Fonte: Jornal Midiamax


