InícioFronteiraApós 10 dias, operação na fronteira elimina 879 toneladas de maconha

Após 10 dias, operação na fronteira elimina 879 toneladas de maconha

Equipes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai e da Polícia Federal brasileira encerraram nesta quinta-feira (20) a 48ª edição da Operação Nova Aliança, maior ofensiva contra cultivos de maconha no planeta.

Desencadeada na linha internacional entre o departamento de Amambay e Mato Grosso do Sul, essa etapa durou dez dias e eliminou pelo menos 879 toneladas da droga. A maior parte ainda estava em fase de colheita, mas também havia maconha já processada nos acampamentos montados pelos narcotraficantes no meio da mata.

Com apoio de helicópteros da PF e da Força Aérea Paraguaia, os agentes chegaram aos campos de plantio e destruíram 289 hectares da planta em fase de desenvolvimento. Cada hectare produz, em média, três toneladas de maconha pronta para o consumo.

A ação identificou e destruiu 57 acampamentos, onde 12,2 toneladas de maconha já processada foram incineradas. A Senad estimou em 26 milhões de dólares o valor do prejuízo aos traficantes. Boa parte das roças da erva na linha internacional é controlada por facções criminosas brasileiras.

O ministro-chefe da Senad Jalil Rachid e o diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, delegado Ricardo Saadi, acompanharam o encerramento da operação, assim como oficiais militares paraguaios e a promotora de Justiça Rosana Coronel.

 

Matéria: Campo Grande News

Publicidade

Relacionadas

- Publicidade -

Clima/Tempo

Vários municípios de Mato Grosso do Sul estão em alerta para risco de chuva intensa entre domingo e segunda-feira(30)O alerta é válido para Água...
Publicidade

Notícias Recentes

Publicidade