A justiça decretou nesta sexta-feira (14) a prisão preventiva de Caio César Nascimento Pereira, responsável por matar a jornalista Vanessa Ricarte.
Ele foi preso em flagrante depois de dar três facadas no tórax de Vanessa, na tarde de quarta-feira (12). A vítima chegou a ser socorrida com vida, mas morreu enquanto era atendida na Santa Casa de Campo Grande (MS).
Caio passou por audiência de custódia nesta sexta-feira (14). O juiz atendeu o pedido da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), e do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e converteu o flagrante em prisão preventiva, que tem tempo indeterminado.
Segundo a polícia, Caio preferiu ficar em silêncio e não quis falar sobre o crime a polícia.
O que se sabe do crime
Os acontecimentos foram narrados pelo amigo de Vanessa, que estava com ela no momento do ataque, e foi o responsável por chamar a polícia.
Nas palavras dele, a jornalista havia acabado de sair da delegacia com a informação de que a medida protetiva contra Caio havia sido aceita, e por isso, foi em casa buscar alguns pertences. Chegando em casa, encontrou o ex-noivo. Ela pediu que ele saísse da casa e, aparentemente, Caio concordou. O amigo da vítima, que estava com ela no momento, resolveu ligar para uma outra amiga para pedir ajuda, e avisar que a situação ali estava tensa. Foi nesse momento que o crime aconteceu.
Caio aproveitou o momento para ir à cozinha, se armou com uma faca e atacou Vanessa. Foram três golpes, todos no tórax. O amigo de Vanessa correu para ajudar. Ele conseguiu tirá-la de perto do suspeito, a arrastou para um cômodo da casa e se trancou ali com ela.
O suspeito esmurrou a porta, pediu para entrar, e ameaçou mais uma vez. Mas, depois de um tempo, “se acalmou”, pediu um cigarro e uma bebida. O amigo de Vanessa aproveitou a oportunidade para chamar a polícia.
A Polícia Civil e a Polícia Militar foram acionadas. Os militares chegaram primeiro e descobriram que o autor do crime estava no andar de cima da casa, trancado. Foram eles que fizeram a prisão em flagrante de Caio.
Sepultamento
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/6/O/1tESMJQtmWAgecx9B60g/snapinst.app-331012153-749232933111412-4582701219605493010-n-1080.jpg)
O velório de Vanessa aconteceu às 7h desta sexta-feira (14), em uma capela próxima ao Cemitério Municipal de Três Lagoas, cidade onde Vanessa nasceu.
O sepultamento aconteceu às 15h, em uma cerimônia aberta aos familiares e amigos da vítima, que desejavam prestar homenagens a jornalista.
A reportagem conversou com o irmão da vítima, Walker Ricarte, que pediu para que a morte de Vanessa sirva de exemplo para que haja mudança e empenho das autoridades, para que o crime não fique impune.
“Falar da Vanessa é falar de uma filha extremamente dedicada, uma filha exemplar, falar da Vanessa como irmã é falar de uma pessoa, uma irmã carinhosa, uma irmã presente, uma irmã que sempre cuidou de mim e dos meus pais como uma mãezona, falar da profissional é ficar o dia inteiro tecendo inúmeros elogios da profissional que ela sempre foi, dedicada, esforçada, sempre buscando fazer a diferença no trabalho.”
Fonte: G1 MS


